Livro Autoligado Com Excelência - Protocolo Clínico - Ed. Napoleão
PREFÁCIO
Bem-vindo! Eu poderia definir nessa expressão a sensação que experimentei ao tomar contato com o livro do Prof. Jurandir. Chega no momento certo, descrevendo a experiência de um Ortodontista com um Sistema de tratamento com braquetes e fios de alta tecnologia.
A experiência do Prof. Jurandir? Ele apresenta logo nas primeiras páginas a sua formação, que eu conheço bem desde o princípio, já que fomos colegas de pós-graduação em Ortodontia, na primeira turma de Mestrado da Faculdade de Odontologia de Bauru. Era começo da década de 70 e as limitações para a prática da especialidade, principalmente o acesso às informações, eram claras e nunca foram minimizadas pelo nosso mestre, Prof. Décio R. Martins. Provavelmente esse foi o estopim que detonou uma ansiedade perene por mais recursos.
Assim, desde então, o Prof. Jurandir, apesar de dominar a prática da técnica de Edgewise como poucos, sempre deu atenção aos movimentos que podiam pronunciar novos horizontes. Retornava ás salas de aula e se dizia presente para tentar não perder os movimentos da espiral de conhecimento, cheia de desvios e enganos, mas que sempre leva ao futuro.
Ainda muito jovem, foi atraído por Ricketts e sua proposta de diagnóstico, tratamento e gerenciamento. Dominada essa matéria, logo depois estava desbravando a técnica Straight-Wire, com grupo de estudos, depois grupo brasileiro. Mais algum tempo e estava inserido no diagnóstico em relação cêntrica e nas propostas de tratamento de Roth. Como professor, justificava suas novas condutas e, no final, acabava preservando na sua prática o trigo separado do joio.
Isto posto, talvez você entenda o que podemos esperar dessa imersão do Prof. Jurandir, já de cabelos brancos e ainda motivado pelo novo, nos braquetes autoligados regidos pelos preceitos do Sistema Damon para manejo de maloclusões. Humildemente ele afirma, ao final do livro, que esse Sistema agregou qualidade à sua prática clínica. Sim, mas não só isso. Temos certeza que, antes desse encontro, o Prof. Jurandir já apresentava excelência nos seus tratamentos, circunstância ideal para repetir sob esses novos preceitos o que tem sido rotina na sua vida profissional: Sucesso!
Bem vindo! Esse livro divide a experiência de anos de uma prática clínica qualificada, com o que poderíamos considerar o objeto de desejo atual da Ortodontia. Precisamos disso para participar desse movimento em direção ao futuro.
Prof. Dr. Leopoldino Capelozza Filho
SUMÁRIO
01 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA
02 - EQUILÍBRIO FUNCIONAL DO SISTEMA - AUTOCINESE
03 - COLAGEM PROGRESSIVA DE BRAQUETES DEFININDO O SMILE ARC
04 - APINHAMENTOS
05 - FIOS UTILIZADOS E SUAS SEQUÊNCIAS
06 - ATRITO - CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
07 - STOP NOS ARCOS. PORQUE?
08 - TORQUES
09 - USO DOS ELÁSTICOS
10 - ORTODONTIA PLÁSTICO
11 - TRATAMENTO COM EXTRAÇÕES
12 - FINALIZAÇÃO E CONTENÇÃO
13 - USO DE BOTOX NA FINALIZAÇÃO ORTODÔNTICA
14 - COMO NEGOCIAR NOSSOS HONORÁRIOS
15 - D. GAINER - TRATAMENTO DE PRIMEIRA FASE
16 - ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O SISTEMA DAMON E APARELHOS CONVENCIONAIS
17 - CASOS CLÍNICOS
| Autor | Jurandir Barbosa |
|---|---|
| ISBN | 978-85-60842-70-4 |
| Edição | 1ª Edição |
| Ano | 2014 |
| Número de Páginas | 526 |
| Especialidades | Ortodontia |
| Idioma | Português |
| Peso | 4.0000 |
| Encadernação | Capa Dura |
| Dimensões | (LxAxP): 24 x 32 x 4 cm |
| SKU | 006987 |
|---|---|
| Fabricante | ED. NAPOLEÃO |